Página inicialPágina inicialPágina inicial

Click e veja a previsão do tempo em São Paulo-SP
São Paulo - Brasil






















Ei, assine meu livro de visitas!


 

Terra Santa
Blog do Mirandsa Sá
flickr
Orkut






# 2006!
+ dez
+ nov
+ out
+ set
+ ago
+ jul
+ JUN
+ mai
+ Abr
+ mAr
+ FEV
+ jan

# 2005!
+ deZ
+ nOv
+ ouT
+ seT
+ ago
+ JUl
+ JuN
+ mai
+ aBR
+ MAR
+ fev
+ JAn

# 2004
+ dEZ
+ nOv
+ OuT
+ seT.
+ AgO.
+ JuL.
+ JuN.
+ MaI.
+ AbR.
+ MaR.
+ FeV.

# 2003
+ DeZ.
+ NoV.
+ OuT.
+ SeT.
+ AgO.
+ JuL.
+ JuN.
+ MaI.
+ AbR.
+ MaR.
+ FeV.
+ JaN.

# 2002
+ DeZ.
+ NoV.
+ OuT.
+ SeT.
+ AgO.
+ JuL.
# Fase Racional







20040322





Papo de Elevador


Enquanto me divirto com as fantásticas opções que só uma sala de espera pode nos oferecer, me ocorreu uma ideia (uma apenas, pois não consigo processar mais que essa quantidade ao mesmo tempo): aqui na cidade grande há um rito social que ao meu ver, nunca entrará em extinção: o "papo de elevador" ou PDE, para diminuir o bichinho.


PDE, Uma Definição:

O PDE ocorre entre pessoas desconhecidas, em espaços exíguos e geralmente os temas são genérico-incolores ou em casos de maior ousadia, de senso comum.


Objetivo Direto:

Matar o tempo com uma conversa aguada, sem conflitos de ideias ou ponto de vistas, até que chegue logo sua vez de ser atendido (ou seu andar).


Só para lhe dar um exemplo da importância do PDE, imagine a seguinte cena: você indo ao 29º andar de um prédio, trancado numa cabine revestida de espelhos, com mais três pessoas desconhecidas, respirando o mesmo oxigênio gasto e totalmente calado. Imaginou? Seria muito desconfortável, não? Claro que alguém vai ter de puxar assunto sobre o tempo, o trânsito, a nova embalagem do refresco concentrado em lata, ou qualquer outro assunto de suma importância nessa mesma linha.


O Poder Transformador

Durante a prática do PDE, nos tornamos super gentis, protocolares, dizemos "bom dia, minha querida vizinha doida!" involuntariamente, perguntamos qual o andar do velhinho cheio de sacolas só para apertar o botão do elevador, pedimos desculpas depois de tomar um esbarrão e tantas outras mumunhas que parece até que a gente virou fresco (ahfff!).


Um Regulador Social

Afora os raros momentos onde praticamos o PDE, a convivência numa grande cidade beira a cavalar e enfadonha concorrência desmedida. Corremos para ser o primeiro a entrar no metrô, o melhor no trabalho, no trânsito e blá, blá, blá., de modo que sem ele a polis viraria uma bomba-relógio.

Pude observar também que o PDE é de extrema importância social, pois causa nos cosmopolitas a falsa impressão que apesar de viverem numa metrópole, ainda é possível se manter um convívio aprazível e amistoso com os demais moradores, algo equivalente as conversas de calçada ainda praticadas nas cidades do interior.

[Calma porra, tá acabando!]

Intentando incentivar a prática deste hábito, sugiro que você crie semanas temáticas para o PDE, mas lembre-se: nada de assuntos polêmicos/conflitantes. Não! Futebol, sexo, política e religião são sim, assuntos proibidos. Tente algo como: "puxa, mas como a rua ficaria bonita se tivesse mais árvores, não?". Além de passar a imagem de uma pessoa do tipo hello kitty (leia-se 'afrescalhada'), todos se comoveriam com esse seu lado 'salve a natureza'.

Antes de começar a praticar, um aviso apenas: cuidado para os seus PDEs não serem tão extensos quanto os discursos do Fidel Castro [ou esse post].



Inventado por: Henrique Neto às 20:07 | Link |





































blogchalk: Henrique /Male/26-30. Lives in Brazil/Sao Paulo and speaks Portuguese. Spends 70% of daytime online. Uses a Fast (128k-512k) connection.


































































Tá procurando o quê aqui embaixo???
Rá lá pra cima