Página inicialPágina inicialPágina inicial

Click e veja a previsão do tempo em São Paulo-SP
São Paulo - Brasil






















Ei, assine meu livro de visitas!


 

Terra Santa
Blog do Mirandsa Sá
flickr
Orkut






# 2006!
+ dez
+ nov
+ out
+ set
+ ago
+ jul
+ JUN
+ mai
+ Abr
+ mAr
+ FEV
+ jan

# 2005!
+ deZ
+ nOv
+ ouT
+ seT
+ ago
+ JUl
+ JuN
+ mai
+ aBR
+ MAR
+ fev
+ JAn

# 2004
+ dEZ
+ nOv
+ OuT
+ seT.
+ AgO.
+ JuL.
+ JuN.
+ MaI.
+ AbR.
+ MaR.
+ FeV.

# 2003
+ DeZ.
+ NoV.
+ OuT.
+ SeT.
+ AgO.
+ JuL.
+ JuN.
+ MaI.
+ AbR.
+ MaR.
+ FeV.
+ JaN.

# 2002
+ DeZ.
+ NoV.
+ OuT.
+ SeT.
+ AgO.
+ JuL.
# Fase Racional







20040306






Tropicalia, o disco ou Droga Demais Enlouquece



No disco Tropicália ou Panis Et Circensis de 1969, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Tom Zé e Os Mutantes sob a regência do maestro Rogério Duprat e o efeito de alguma substância alucinógena muito poderosa, produziram um trabalho que pode ser classificado como... Não, esse disco não dá para ser classificado como nada! É uma piração total, um papo totalmente Santo-Antônio-Caixa-d'água-abóbora, mora?

Produzido na fase em que Caetano Veloso tinha o mal costume de ir à tv para ser vaiado, esse disco é tido como o marco inicial do movimento batizado de Tropicalismo.

Para tentar situar a bagunça e (quem sabe assim) evitar que esse texto se torne uma "coisa" tropicalista, vamos por etapas:

A capa é um rol de excentrismos ininteligíveis. Gal Costa - irreconhecível - em um vestido amarelo posando de dona de casa. Tom Zé num paletozinho tímido, com uma pequena mala de couro na mão e na cara aquela mesma expressão de retirante nordestino. Caetano e seus famosos caracóis rebeldes ostentando um quadro com uma foto da Nara Leão. Gilberto Gil num roupão verde de tia gorda. Os Mutantes com seu penteado à la Beatles, e ainda tem um tiozão usando um penico de ágata como se fosse uma xícara (!).

A viagem alucinógena fica patente quando ouvimos a "obra", as músicas vão de Coração Materno (Vicente Celestino) ao Hino do Senhor do Bonfim. No final da faixa Panis Et Circensis há um corte brusco e logo um barulho de louça quebrada, ao fundo se ouve algumas pessoas apanhando os cacos enquanto uma música típica de festa burguesa é executada.

Gal Costa, em sua fase aúrea, interpreta Baby e Mamãe Coragem lindamente. Nara Leão comete um bolerão em Lindonéia. Caetano apavora com Enquanto Seu Lobo Não Vem e Os Mutantes tocam o puteiro em Parque Industrial.

Eu diria que a título de conhecimento vale a pena ouvir o disco.

Disso tudo eu tenho uma só certeza: o ácido que a galera tomava era dos bons. Agora entre classificar o disco como genial ou uma besteira sem precendentes, prefiro tomar uma Cajuína bem gelada.





Inventado por: Henrique Neto às 20:58 | Link |





































blogchalk: Henrique /Male/26-30. Lives in Brazil/Sao Paulo and speaks Portuguese. Spends 70% of daytime online. Uses a Fast (128k-512k) connection.


































































Tá procurando o quê aqui embaixo???
Rá lá pra cima