Página inicialPágina inicialPágina inicial

Click e veja a previsão do tempo em São Paulo-SP
São Paulo - Brasil






















Ei, assine meu livro de visitas!


 

Terra Santa
Blog do Mirandsa Sá
flickr
Orkut






# 2006!
+ dez
+ nov
+ out
+ set
+ ago
+ jul
+ JUN
+ mai
+ Abr
+ mAr
+ FEV
+ jan

# 2005!
+ deZ
+ nOv
+ ouT
+ seT
+ ago
+ JUl
+ JuN
+ mai
+ aBR
+ MAR
+ fev
+ JAn

# 2004
+ dEZ
+ nOv
+ OuT
+ seT.
+ AgO.
+ JuL.
+ JuN.
+ MaI.
+ AbR.
+ MaR.
+ FeV.

# 2003
+ DeZ.
+ NoV.
+ OuT.
+ SeT.
+ AgO.
+ JuL.
+ JuN.
+ MaI.
+ AbR.
+ MaR.
+ FeV.
+ JaN.

# 2002
+ DeZ.
+ NoV.
+ OuT.
+ SeT.
+ AgO.
+ JuL.
# Fase Racional







20041210



Da arte de consertar fogão


A culpa é dos restaurantes 'self-serve'. É por causa deles que o mundo está perdido desse jeito, minha senhora. Eu falo porque sei. Conserto fogão há mais de quarenta anos, e quer saber? No tempo que não havia 'self-serve' a perdição do mundo era menor. Quando a família se reunia na hora da refeição, pai na cabeceira e os filhos em volta, eles tinham mais noção das coisas do mundo.

Não acredita? Deixe eu lhe dizer melhor, então. No tempo em que o homem tinha de sair de casa para buscar o sustento e a mãe ficava cuidando dos filhos, cozinhando, limpando, deixando a casa em ordem, não tinha esses absurdos que a gente vê no noticiário, não. Dava gosto entrar numa casa de família para desemtupir a boca de um fogão, fazer funcionar o forno, ou só dar uma geral. Você sabia se a dona de casa era das boas só em ver o fogão dela. Essa casa aqui é bem cuidada, a esposa faz os gostos do marido, trata bem dos meninos. Essa aqui não. Porca como é, deve ser um estorvo pro coitado quando chega cansado do trabalho. Ele já deve estar tão farto que até arrumou uma amante. Hoje se falar um negócio desses, vão te chamar de machista e não sei o quê mais lá.

Era assim, minha senhora. E olha que eu atendia de palacetes à palafitas, heim. Não tinha jeito, independente do dinheiro que entrava, o fogão dizia quem era quem nesse negócio de ser 'do lar'. Hoje não. Ninguém mais quer cozinhar em casa. Agora é homem para um lado e mulher para o outro. Quem quiser que tire o prato do congelador e esquente no microondas que ela mesma não pisa nem lá. Os que podem pagar uma empregada talvez até vejam a cor da comida caseira, mas esses assalariados que tem por aí, sei não... Como se não bastasse esse negócio de comida no peso, ainda tem mais o tal do microondas. Já disse a dona da pensão: – olha nega, microondas aqui em casa só depois que eu morrer!.

O negócio de arrumar fogão está tão ruim que tive até de diversificar os negócios. Agora faço material de limpeza em casa e saio vendendo numa kombi que comprei financiada. Não dá tanto quanto o negócio dos fogões na época boa, mas livra pelo menos o dinheiro da carne no sábado. Tem de correr, não é? Quem fica parado é poste, não eu. Ando por aí com minha malinha, comprei uma celular – desses à cartão – pintei o número na mala e corro atrás. Tem dias que ando muito para poder consertar dois fogões. Para piorar, o povo no fim-de-semana em vez de ir para a cozinha, liga para um tal de 'deléveri'. Ora 'deléveri'! E isso lá é nome de lugar para gente de bem comer!?

Agora taí, minha senhora: 'self-serve', 'deléveri', microondas e é um tal de filho enfrentar pai, irmão estranhar irmão que dá até desgosto, viu. Quando eu aprendi esse ofício com meu pai, que tinha aprendido com um tio quem criou ele, pensei: - vou enricar arrumando fogão, porque comer todo mundo come e comida, se num for plantada, tem de ir para o fogo. Nem imaginei que aconteceria uma acanalhação dessas... De uma coisa eu desconfiei, esse negócio do cabra comer uma comida que não é feita na sua casa só podia acabar em coisa ruim.

Mas eu não desisto não, minha senhora. Ouvi dizer até que já tem um fogão lá no estrangeiro que nem fogo tem. Ora, fogão sem fogo, quem já viu uma arrumação dessas? Vou continuar com minha malinha e onde tiver alguém queimando só em duas, três bocas, eu vou lá resolver o problema. Meu orgulho disso, sabe? Quando acabo meu trabalho e me oferecem um café quentinho além de receber a paga, é uma satisfação danada. Qualquer hora dessas o povo da prefeitura vai sair fechando esses restaurantes boca-de-porco e o povo vai voltar a comer em casa. Aí a senhora vai ver o que é bom. O mundo vai voltar a rodar nos eixos e o povo vai até dormir de porta fechada sem ferrolho.



Inventado por: Henrique Neto às 20:12 | Link |





































blogchalk: Henrique /Male/26-30. Lives in Brazil/Sao Paulo and speaks Portuguese. Spends 70% of daytime online. Uses a Fast (128k-512k) connection.


































































Tá procurando o quê aqui embaixo???
Rá lá pra cima