Cinco minutos
Cinco minutos. Às vezes esse é o tempo que se tem para salvar uma vida, tomar uma grande decisão, fazer um bom negócio, escrever um texto, pegar o último ônibus, dizer que ama - apesar dos vacilos -, sacar a arma decidir e atirar ou até, para se fazer algo com lances menos dramáticos.
Trezentos segundo e mãos são pedidas, beijos semi-longos dados, traições flagradas, frases infelizes proferidas e tantos outros acontecimentos, que seus desdobramentos podem se arrastar por uma vida inteira. Há de se ter cautela numa hora destas. Há de não se desperdiçar esses momentos. Há de se deixar a ciranda cirandar. Nostálgicos chamarão a isso de ’vida que se esvai’. Realistas dirão se tratar apenas ‘do normal’, as virgens utópicas e cabalísticas de toda a sorte, ainda batizarão esse fluxo de ‘momento único’. A sorte está lançada.
Não resta muito tempo para se fazer o que se quer e como se quer. Fique atento! Até para se fazer nada, é preciso selecionar bem o momento. Sair de cena antes do primeiro ato, beijar antes do tato ou correr sem aviso, pode, sim, pegar mal para você, um rapaz tão bem apanhado; como diriam os antigos.
Não ache que há bem que sempre dure, nem mal que nunca se acabe. Antes cedo do que tarde pode inebriar. Frases feitas, assim foram, por conveniência de seu artesão. Não lance mão do futuro que você nem sabe tê-lo, nem abandone o presente perdido na bagunça da dispensa de sua casa.
Abandone conselhos, respeite regras, pague seus impostos em dia, não use drogas, não beba, não corra, não jogue lixo na rua, não cole cartazes nos muros, não fure fila, não mate, não morra, não minta, não roube, não finja, não sofra, aproveite a promoção, pague em cinco vezes, parcele no cartão, não trepe sem camisinha, não ultrapasse a faixa amarela, não perca essa chance incrível, plante uma árvore, escreva um livro, mate um leão por dia, acorde cedo, não durma tarde, não buzine, não fale alto, não fale palavrão. Faça isso tudo ou não faça nada, mas rápido. A vida, a namorada, a fila ou a Receita, não têm muito tempo para lhe esperar.
Saia na frente pois, a qualquer hora você terá apenas cinco minutos para fazer o que nunca fez na vida toda.
Inventado por: Henrique Neto às 03:09 | Link |
|