Página inicialPágina inicialPágina inicial

Click e veja a previsão do tempo em São Paulo-SP
São Paulo - Brasil






















Ei, assine meu livro de visitas!


 

Terra Santa
Blog do Mirandsa Sá
flickr
Orkut






# 2006!
+ dez
+ nov
+ out
+ set
+ ago
+ jul
+ JUN
+ mai
+ Abr
+ mAr
+ FEV
+ jan

# 2005!
+ deZ
+ nOv
+ ouT
+ seT
+ ago
+ JUl
+ JuN
+ mai
+ aBR
+ MAR
+ fev
+ JAn

# 2004
+ dEZ
+ nOv
+ OuT
+ seT.
+ AgO.
+ JuL.
+ JuN.
+ MaI.
+ AbR.
+ MaR.
+ FeV.

# 2003
+ DeZ.
+ NoV.
+ OuT.
+ SeT.
+ AgO.
+ JuL.
+ JuN.
+ MaI.
+ AbR.
+ MaR.
+ FeV.
+ JaN.

# 2002
+ DeZ.
+ NoV.
+ OuT.
+ SeT.
+ AgO.
+ JuL.
# Fase Racional







20060413





Re-postando

Publiquei esse texto pela primeira vez, na Sexta-feira Santa de 2002. Para quem não o conhece, aqui vai ele de novo; para quem já leu, divirta-se novamente.


A Minha Velha Semana Santa

Estava eu curtindo o feriado, todo pimpão, quando lembrei da minha infância (calma, não vou fazer terapia falando dos meus traumas) e da época da Semana Santa lá em Espírito Santo - RN. Aqui no Sudeste só se tem o costume de celebrar a páscoa, lá no Nordeste não, a última semana da vida de Jesus é celebrada por inteiro.

Nas casas onde as famílias eram católicas mais fervorosas, todos os quadros eram virados contra a parede ou cobertos com um pano. Este ato, se não me trai a memória, simbolizava a compaixão pela dor de Jesus Cristo. Na Sexta-feira da Paixão, comer carne nem pensar. Ouvir música ou ligar ar TV também não era bem visto. E se de novo não me engano, algumas pessoas também não achavam muito certo a prática do banho.

A tradição (e a pobreza de alguns mais necessitados que se aproveitavam da data) mandava que as crianças saíssem de porta em porta pedindo esmola. O dono da casa que não atendesse aos pedidos – que eram muitos –, estava cometendo um pecado. Dos grandes. Ir pedir benção aos padrinhos nesse dia – 'abença', como ainda hoje se diz por lá – era um excelente negócio, pois eles eram 'obrigados' a dar a 'esmola' aos seus afilhados.

O melhor, porém, era na sexta-feira à noite. No único cinema que havia na cidade (o de Zé Onório), era exibida sessão do filme 'A Paixão de Cristo'. A cópia do filme era tão velha, que arrebentava várias vezes durante a projeção, obrigando o pobre do Maninho – projetista do cinema - a cortar um pedaço da fita e remendá-la com durex. Não precisa ser muito esperto para sacar que, ano após ano, o filme ia ficando mais curto. Mas o pior mesmo, era quando a fita começava a pegar fogo e se via na tela as labaredas.

Como o cinema era pequeno e tinha muita gente para assistir ao filme, era necessário fazer várias sessões. Chato era quando tínhamos que aguardar a fita vir da cidade vizinha, onde o filme “passava” primeiro - no outro cinema de Zé Onório. Qualquer semelhança com Cinema Paradiso não é mera coincidência.

Para terminar a Sexta-feira da Paixão em grande estilo, após a meia noite era feita a tradicional malhação do judas. Mais tarde comíamos galinha caipira que, necessariamente, tinha de ser roubada do quintal dos vizinhos ou nos sítios.

Bons tempos aqueles.

São Paulo, 29 de Março de 2002


Inventado por: Henrique Neto às 14:22 | Link |





































blogchalk: Henrique /Male/26-30. Lives in Brazil/Sao Paulo and speaks Portuguese. Spends 70% of daytime online. Uses a Fast (128k-512k) connection.


































































Tá procurando o quê aqui embaixo???
Rá lá pra cima